Suíça – Erwin Tours of Switzerland

Nas últimas férias (que saudade!), passamos a Páscoa na Suíça alemã e fomos conhecer a região de Appenzell com o Erwin, guia turístico.

Foi incrível! Ele nos pegou no hotel na cidade de St. Gallen pela manhã com seu Range Rover Evoque, e nos levou para conhecer parte da região de Appenzell, formada por dois semi-cantões, Appenzell interior e Appenzell exterior. Juntos, eles são a região mais cartão postal da Suíça, com suas montanhas, morrinhos arredondados, muitas vaquinhas, muitas tradições pitorescas e uns fatos bizarros!

Appenzell foi a última região a conceder o direito de voto às mulheres, apenas em… 1989, no interior, e em 1990, no exterior. E até hoje, em Appenzell interior, eles ainda tomam decisões políticas se reunindo na praça e levantando a mão, na Assembleia cantonal (Landsgemeinde). Além disso, têm o curioso hábito de criarem seus próprios produtos, que são sempre melhores do que qualquer outro, como a cerveja, chamada Appenzeller Bier; o licor, chamado Appenzeller Alpenbitter; o queijo, chamado – adivinhem – Appenzeller Käse, cuja receita é o maior segredo deles! E também tem um snack feito da espuma que sobra na fabricação da cerveja cujo nome não lembro, mas que deve se chamar algo como… Appenzeller-Salgadinho. Todos os anos, no início e no final do verão, acontece, respectivamente, a subida (inalpe) e a descida (désalpe) das vacas para/das montanhas. Quer dizer, no início do verão, as vacas desfilam para subir as montanhas e passar os meses quentes lá em cima. Depois, ao final do verão, elas desfilam novamente retornando para baixo. Esse desfile existe em várias cidades, mas o mais conhecido da Suíça é o do povoado de Urnäsch (Appenzell exterior), ao pé da montanha Säntis.

O tour durou o dia inteiro e tivemos muita sorte com o céu azul. O Erwin conhece um monte de cantinhos fora das rotas turísticas comuns e, definitivamente, tem um super olho para lugares especiais para fotos. Entre uma parada e outra (que inclui fábrica de chocolate!), ele vai contando parte da história da região e suas tradições (e são muitas!) com muito entusiasmo. É realmente um apaixonado pelo seu país e tem muito conhecimento histórico, cultural e arquitetônico.

Se alguém aí estiver programando uma viagem para a Suíça, vale muito a pena conhecer com quem conhece.

Os tours podem ser reservados através do site: http://erwintours.ch/

Boa viagem!

Anúncios

2 comentários sobre “Suíça – Erwin Tours of Switzerland

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s