Marzipan – ou Yummy!

Uma semana de desaparecimento porque viajo e demoro a reencontrar meu cérebro. Vivo um relacionamento à distância e por isso vim passar uns tempos no norte gelado da Alemanha, em Lübeck.

Lübeck? Eu nunca tinha ouvido falar! É uma cidade de antigas glórias, que foi o porto central da famosa Liga Hanseática que dominava o comércio marítimo na Idade Média, até ser destronada pelas aventuras de Portugal e Espanha a partir do século XV.

Lübeck é Patrimônio Mundial da UNESCO e também tem dois prêmios Nobel de literatura, Thomas Mann e Günter Grass. Mas o mais importante da cidade é Johann Georg Niederegger, que viveu entre 1777 e 1856 e fundou a confeitaria de marzipan Niederegger, em 1806.

E o que é marzipan? Basicamente é uma massinha de pasta de amêndoas, mas é muito mais do que isso. Diz a lenda que veio junto com as especiarias do Oriente na época das Cruzadas e foi trazida de Veneza para o norte europeu pela Liga Hanseática. Durante muitos anos, foi um desses produtos de luxo que só os mais ricos podiam saborear, o que só mudou na primeira metade do século XIX! O marzipan existe em vários países, mas tornou-se especialidade de Lübeck, graças, sobretudo, ao senhor Niederegger, benza deus!

Suas confeitarias são oásis de calor, doçura e felicidade nesse inverno traiçoeiro, com todos os tipos de marzipan possíveis, uma seleção incrível de bolos e bombons, além de bebidas quentes e outras coisas deliciosas!

Anúncios

Um comentário sobre “Marzipan – ou Yummy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s